Videira e Sangue

 Por Noemi Cristina


Certa vez, um pastor em minha igreja, ao expor o texto bíblico de João 15, onde Jesus de maneira maravilhosa conduz a analogia da Videira Verdadeira, trouxe à tona uma história que me levou a pensar.

Em uma visita à casa de um amigo, enquanto missionário na Escócia, o Pastor foi convidado a dar um passeio no quintal da casa e conhecer a videira do morador. Emocionado com a tão esperada chegada dos frutos de sua videira, ansiosamente aguardava por visitas em sua casa, para lhes mostrar o sucesso de seu trabalho. Foi com toda a animação possível que o Pastor foi convidado para também contemplar os frutos tão sonhados. Havia muitos anos que, apesar dos esforços, não se via frutos em sua videira; mas agora sim, agora ele tinha feito tudo certo, e finalmente, embora pequenos e quase insignificantes, apareciam os primeiros cachos de uva!

Durante a inspeção das pequenas uvas, o Pastor é questionado se deseja saber o que aconteceu para que a videira produzisse frutos. O pastor concorda e a técnica é revelada. Um carneiro devia ser escolhido, sacrificado e enterrado próximo à árvore. Por quê? Para que seu sangue esquentasse a videira, protegendo-a do frio, e tornasse possível o aparecimento dos frutos.

Curioso, não? Como o sangue do cordeiro transforma a fertilidade da videira?

Desde que comecei a estudar sobre missões e contextos transculturais, costumo me encantar ao observar os pequenos detalhes de nossas culturas que transmitem grandes detalhes das verdades de Deus. Don Richardson em seus livros “O Totem da Paz” e “Fator Melquisedeque” chama nossa atenção para as analogias da redenção presentes em todas as culturas, por mais diferentes que sejam, que constroem a ponte para a apresentação das boas novas de maneira satisfatória ao coração do povo. Foi o calafrio dessa analogia que senti ao ouvir a história do sangue e da videira que retrata tão perfeitamente o que Jesus nos ensinou...

São costumes, rituais, tradições, histórias das rodas de conversa, lendas que, se prestarmos atenção, são como um empurrão do Deus Soberano chamando Sua criação para o conhecimento Dele. Histórias que podem nos fazer entender verdades mais profundas.

Assim como aquele cordeiro foi morto para que houvesse frutos na videira, Jesus Cristo, o Cordeiro da Paz, foi morto, para que déssemos frutos, para que houvesse vida em nós, para que o Pai fosse glorificado ao ver os frutos de Seus esforços na vida que Ele nos deu mediante o único sacrifício puro, o único sangue capaz de transformar completamente uma videira seca.

Essa e inúmeras outras mensagens estão presentes ao nosso redor. A Palavra da Vida nos acompanha desde nossos nascimentos, imersa ou explícita em nossos corações. Nos resta compreendê-la, e Jesus sabia disso, por isso ele ensinava em parábolas e analogias repletas de verdades que anseiam para serem vividas.

Não vou entrar em detalhes teológicos. Hoje só quero escrever sobre o poder da videira onde há Sangue. Hoje só quero que você perceba o poder do Sangue. Hoje só quero te dizer que se os frutos são esperados, é preciso aquecer as raízes. O caminho está preparado. O Cordeiro já foi sacrificado, Seu sangue já aquece as raízes, protegendo-as do frio do mundo. Está na hora de dar frutos. Já é tempo de glorificar o Pai.

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. [...] Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos” Jo 15:4 e 8.

Então, onde você está? Já aceitou o sacrifício do Cordeiro? Já aqueceu suas raízes com o Sangue que as pode transformar independente das circunstâncias? Já se podem ver os frutos?

"Eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente." Jo 10:10b

Um comentário:

  1. Lindo texto, Noemi! Realmente amei.

    O Totem da Paz e Fator Melquisedeque são livros realmente inspiradores no que diz respeito a Missões Transculturais. Sou completamente apaixonada por eles.

    Deus abençoe a sua vida a cada dia mais.
    ;)

    ResponderExcluir

Comente!