Restauração

Por Noemi Cristina




Entre os doze discípulos de Jesus em determinadas circunstâncias alguns foram se destacando. Seja pela personalidade, pela fidelidade, pela incredulidade ou até mesmo pelas conversas que compõem o Novo Testamento. Entre esses discípulos encontramos Pedro. Um Pedro tão parecido com muitos de nós, um Pedro chamado e restaurado e momentos tão distintos. E é sobre ele que vamos conversar hoje.

Em nossos círculos de amizades sempre encontramos pessoas boas e más, loiras e morenas, altas e baixas, e é isso que torna a raça humana tão especial: essa capacidade de mudança e a variedade criada com tanto amor pelo Senhor. Mas em meio a tantas almas distintas, ao escutarmos suas histórias muitas escutaram o chamado de Cristo e se perderam no caminho.

Pedro foi chamado e escolhido para pescar homens para Cristo, e desde o primeiro encontro Jesus demonstrou um carinho muito especial por aquele discípulo... mudou seu nome, mostrou que o conhecia mais do que o próprio Pedro sabia e o amou a ponto de repreendê-lo e ensiná-lo continuamente. Foi Pedro que sabiamente quando questionado sobre abandonar Jesus disse: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna. Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus” Jo 6:68,69. Pedro apaixonou-se pelo Senhor e em cada uma de suas palavras demonstrava o profundo carinho que tinha pelo Mestre.

É esse mesmo Pedro, no entanto que escuta a dura profecia de Jesus, predizendo que ele o negaria perante os homens. E aquele Pedro apaixonado, devoto seguidor se vê de repente provado e nega o Mestre. Quantas vezes na vida cristã muitos têm passado por momentos de profunda intimidade com o Senhor e de repente tropeçam e caem diante das inúmeras provações? Quantas vezes esse cristão falho não foi você?

É triste saber que estamos propensos ao erro, mas é importante lembrar que Cristo restaura o pecador. E foi assim que Jesus tratou Pedro, Ele restaurou o pecador ao propósito ao qual foi chamado em primeiro lugar.

Após a ressurreição, Jesus confronta o amor de Pedro. “Pedro, tu me amas?” Ele pergunta não uma, mas três vezes! E qual a resposta de Pedro? “Senhor, tu sabes que te amo”. E Jesus sabia que Pedro o amava, mas era necessário que não só o conhecimento desse amor fosse restaurado, mas também o propósito da vida de Pedro. Pedro estava abalado com seu pecado e Jesus o perdoou assim como Ele perdoa cada um de nós ao pagar o preço ali na cruz.

A questão é que Jesus não somente perdoou o pecado, mas restaurou a vida de Pedro lembrando-o do que ele tinha sido chamado pra fazer: “Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas” Jo 21:17 e foi isso que aconteceu, Pedro entendeu que ele havia sido chamado para cuidar do rebanho do Senhor e glorificar a Deus. A provação foi necessária para que esse propósito fosse fincado no coração de Pedro e restaurasse a sua fé.

A cura na vida dele foi tão grande e tão maravilhosa que Pedro morreu como mártir da igreja, crucificado de cabeça para baixo por reconhecer que não merecia uma morte como a de seu Mestre. Talvez devêssemos entender que apesar dos nossos erros, ou das falhas no caminho, Cristo está pronto a restaurar o propósito das nossas vidas como restaurou o de Pedro.

Se você é uma dessas pessoas que teve um encontro com o Deus de amor e por alguma razão se perdeu no caminho e esfriou o coração, deixe Deus restaurá-lo. Não estamos no mundo por acaso, Deus não te escolheu por acaso, mas temos que estar prontos a cumprir o propósito Dele.

Um comentário:

  1. Disse Jesus: σιμων ιωνα αγαπας με?
    Pedro respondeu: συ οιδας οτι φιλω σε.

    Muito bom, Noemi. Como sempre um texto rico e biblicamente profundo! Jesus a abençoe, visse? Bjo no coração.

    ResponderExcluir

Comente!