Deus no sofrimento?

Por Eric Leuthier



Olá, galera.

Chegou a quarta-feira e hoje é meu dia de postar. Tinha já um texto em mente e pretendia postá-lo, entretanto, neste fim de semana todo o Brasil se entristeceu junto com as famílias das vítimas da tragédia de Santa Maria - RS, o que me fez mudar de ideia.

Acompanhando as notícias e os comentários dos internautas pelo Twitter e pelo Facebook, percebi que nessas horas uma das perguntas mais comuns feitas é "por que Deus permitiu essa tragédia?". 

Dentre tantas definições e respostas acerca disso, encontrei um texto de um amigo (acredito que posso chamá-lo assim) no Facebook, Murillo Leal, que exprime exatamente minha opinião e meu sentimento sobre esse assunto. Por isso, decidi abrir mão do meu texto e preferi compartilhar com vocês o texto do Murillo, a seguir:


"DEUS NO SOFRIMENTO?

Na hora da tragédia o nome de Deus vem a tona. É quase que natural. Arrancamos todas as blasfêmias do bolso e começamos a arremessar contra Ele, o culpando pelos acontecimentos. Isso acontece, porque nossa vontade de governar a vida e tomar as rédeas das mãos Dele é constante, pois sempre estamos com esse impulso de não se satisfazer com outra vontade que não seja a nossa.

Eu jamais ousaria fazer o papel de ser advogado de Deus, pois isso é de uma pretensão sem medida e uma missão um tanto irresponsável, mas eu posso falar o que Ele me ensina com todas essas tragédias. Quando uma coisa horrível da qual não esperamos acontece, as angústias sobram e as perguntas vão pairando sobre nós. Deus permitiu isso? Deus sabia? Porque Ele não impediu?

De antemão, vós digo: Deus é o dono da vida e da morte, do respirar e do ultimo suspiro. Nada o pega de surpresa. Ele nos dá a vida, mas também a retira e os seus critérios para isso não são conhecidos. Deus possui uma fidelidade a todos seus planos e isso faz com que Ele tome atitudes pensando nisso. Deus nunca quis nos causar tristezas, mas não podemos esquecer que todos somos pecadores e todos andamos em direção da morte por natureza, e Ele é quem detém o dom da vida cedida.

Então porque Ele permite que pessoas morram dessa maneira? Primeira porque Deus não interfere na nossa vontades e desejos e não nos coloca cabresto nos obrigando a andar conforme ele planejou. Somos livres para fazer escolhas e viver. Embora, ele nos resgate a todo tempo e opte por nos escolher a cada dia se dirigindo com amor, Deus tem uma caráter imutável.

Segundo, que Deus não nos deve nada e não tem obrigação nenhuma conosco, mas nos oferece a verdadeira vida através de Jesus, e se não for assim, não há possibilidade de viver realmente. Viver não é fazer o coração bater, mas é experimentar a comunhão Dele. Jesus é a unica forma de sermos salvos de nós mesmo, e se não fosse assim, estamos indo para direção da morte cegamente. Deus não seria louco de mandar seu Filho no meu lugar, se não fosse para nos dar o dom da vida.

Ele nos entrega a nossos desejos por um simples motivo, Deus é soberano e conhece todas as possibilidades, e ainda que não caiba em nossa cabeça limitada, Deus sempre lutou pela Vida. ele não se decepciona com a gente porque não espera nada de um ser finito como eu e você, mas Ele nunca desejou que vivêssemos longe dele, sujeito a escravidão da morte. Deus quer dar vida. Esse foi se propósito.

Para experimentarmos da vida ETERNA , precisamos nos entregar a Cristo, e ainda que sejamos consumidos por um tragédia, nossa esperança é estar com Cristo logo em seguida. Deus é Deus, e não vamos entender nada que venha dele, mas se amor conseguimos sentir, mesmo na dificuldade. Aproveite e viva de verdade.

Murillo"

Murillo Leal é blogueiro e compartilha seus pensamentos no Crer Pensando, juntamente com o Luciano Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!