#Série: Eu tenho um chamado, e agora? - Parte 4



Fotografia tirada por Chileno, durante o Capacitar 2012 - da esquerda para a direita: nossa revisora, Jéssica Gusmão, de camisa marrom, e as colunistas Thaís Viríssimo, de amarelo, e Noemi Cristina, de camisa preta.

Estamos pertinho do fim, mas ainda não acabou. Não deixe de ler os primeiros textos da série "Eu tenho um chamado, e agora?", preparada por nosso conselheiro, pastor Tim: Parte 1 Parte 2 Parte 3. Trata-se de um guia de Orientação Básica para Vocacionados, dividido em pequenas porções para que você leia enquanto navega por aí.  @NMenteBR

Como nos preparar?

1.      Preparo Pessoal: Obter Caráter, e caráter de servo (devoção, disciplina, etc.) através do discipulado, com visão de fazer outros discípulos.

É indispensável que o caráter do candidato esteja sendo preparado para enfrentar situações que exigem: HUMILDADE, PACIÊNCIA e MANSIDÃO…
Exemplo da experiência missionária na China: Um missionário que lá trabalhou no início do século passado declarou que para ele não era muito difícil:
“Comer o amargoso” (expressão idiomática chinesa) – sofrer as provas e tribulações da vida
Mas que era extremamente difícil para ele:
“Comer a perda” (idem) – sofrer o desrespeito ou privação dos direitos (à privacidade, conforto, contato com familiares, contato com amigos, etc.)

O verdadeiro missionário deve estar pronto para sofrer essas provas e perdas, lembrando que  Senhor Jesus sofreu muito mais do que isso.

2.     Preparo Ministerial: Obter capacitação:
a) Bíblico/Teológica - Dê preferência a um Seminário ou Instituto Bíblico que tenha como prioridades a formação do caráter e visão missionária.
b) Missiológica – Dê preferência a uma escola que priorize a prática ministerial através de estágios semanais e nas férias.

3.     E em caso de ministério transcultural: Capacitação Básica em Linguística e Antropologia

E conforme a estratégia adotada para o campo em vista:
5.  Preparo Profissional – pedagogia ou enfermagem, ou medicina, ou odontologia, ou agronomia, ou tradução da Bíblia, ou alfabetização bilíngue  ou computação, ou eletrônica, e uma série de outras áreas, cuja necessidade varia conforme a realidade do campo.

Reprodução autorizada mediante o devido crédito ao autor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!