Os fariseus



“Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi, sentado na coletoria e disse-lhe: Siga-me. Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores?” Lucas 5:27-30

A passagem acima fala que Jesus foi jantar na casa de um publicano. De acordo com o Novo Testamento, os publicanos eram odiados por serem judeus que cobravam impostos para as nações dominadoras e, por muitas vezes, se envolverem em corrupção cobrando das pessoas além do que deveriam. Ao ir à casa de Levi, Jesus quebrou as regras.Sempre me chamou a atenção o fato de que no Novo Testamento há vários exemplos de Jesus fazendo o que era contrário aos padrões da sociedade vigente:

Ele permitiu que uma prostituta tocasse em seus pés Lucas 7:36-39

Ele tocou em um leproso Lucas 5:12-13

Ele realizou curas no sábado Lucas 13:10-17

Com certeza Jesus escandalizou a muitos com suas atitudes. Ás vezes, quando leio os evangelhos, me pego pensando: Não acredito que Ele fez isso! Mas Ele fez. Não com a intenção de agir contra a Lei ou irritar os religiosos. Ele fez tudo o que fez por amor. Se Ele não tivesse agido assim, Ele não seria mais do que um mero religioso. Mais do que falar, Ele trouxe a realidade do amor e Reino de Deus a todos nós.

Ele não agiu como os fariseus que se escondiam por trás da lei de Moisés e ignoravam os dois pontos mais importantes dos dez mandamentos: Amar a Deus sobre tudo e o próximo como a si mesmo. Infelizmente, agimos muitas vezes como os fariseus. Estamos prontos para negar ajuda a quem precisa, nos prendendo a títulos, regras e julgamentos. Se Jesus não tivesse agido da forma que agiu não teríamos sido salvos.

Nos tornamos fariseus quando não amamos o próximo, não falamos de Cristo ou julgamos as atitudes das outras pessoas. Ao fazer isso nos escondemos por trás da religião, como os fariseus fizeram. Jesus não estava interessado nos pecados que o publicano cometeu, Ele estava interessado em Levi. O ser humano é mais importante do que se suas ações são boas ou não. Não falar do amor de Deus ao próximo é negar tudo que Jesus fez. Que o exemplo de Cristo possa nortear nossas ações e que possamos ser mais parecidos com Ele, não com os fariseus.

“Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas pecadores ao arrependimento.” Lucas 5:31

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!