Pregação emergente

Por Noemi Cristina




“Não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. At 4:12.

Que desperdício de imensurável alegria seria se quando nos convertêssemos fossemos arrebatados imediatamente, você não concorda? Deus nos dá uma grande e única oportunidade prazerosa de glorificarmos Seu Santo Nome sendo testemunhas vivas de Sua obra em nossos corações e da promessa da vida eterna. A questão é que nós podemos e devemos viver uma vida que exalte, glorifique, e santifique o nome do Deus Todo Poderoso em um mundo corrompido que Ele anseia em Resgatar. A questão é que os ensinamentos da Bíblia não param quando nos convertemos e nada acontece depois, Deus em sua sabedoria nos mostra a situação emergente do mundo e é aí que nós entramos.

Em Atos 4, depois de uma noite encarcerados, Pedro e João são interrogados pelas autoridades. Pedro então discursa, e em sua fala encontramos uma característica de Jesus em relação à proclamação do Evangelho: Seu Senhorio é Universal. “Não há salvação em nenhum outro, porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” At 4:12. A vida eterna e a salvação dependem único e exclusivamente de Jesus e de sua obra expiatória.

Com a queda da Humanidade, Deus providenciou um caminho para que os homens fossem redimidos ao relacionamento que mantinham com Ele, e esse caminho era Jesus. Jesus é o caminho da salvação universal, não apenas do judeu, mas também do grego, do europeu, do africano, do brasileiro e de todo o mundo à medida que Cristo é conhecido a fim de crer e obter a remissão de pecados.

Ao visitar os gentios, Pedro ainda diz que a obra de Cristo se concretiza “a fim de construir dentre eles um povo para o seu nome’ At. 15:14. Na casa de Cornélio, Pedro diz que “Por meio de Seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados” At. 10:43. A Bíblia esta repleta de passagens que indicam que Jesus veio ao mundo para remissão de todo aquele que crê, uma salvação providencial disponível para toda a humanidade de acordo com a invocação do nome de Jesus.

O problema se concretiza, no entanto, quando é preciso ouvir para conhecer, é preciso conhecer para crer, e crer para encontrar a salvação na obra de Cristo. Paulo registra essa condição em Romanos quando escreve: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?” Rm 19:13-15.

As boas novas do Evangelho não dizem respeito à remissão das nações para Cristo, mas sim ao próprio Jesus. O evangelho é Jesus, por meio do qual, todos podem encontrar a salvação. Deus preparou uma mensagem supracultural (acima de toda cultura) e atemporal (independente de épocas) podendo ser comunicada a todos, em qualquer geração. Aos que já se converteram cabe a responsabilidade de propagar a mensagem aos que ainda não ouviram, da mesma forma que os que ainda não ouviram precisam compreender para crer. É uma via de mão-dupla explicitada na Palavra.

      Vivemos em um mundo onde muitos ainda não ouviram a verdade do evangelho que compartilhamos. É emergente a pregação da Palavra e é urgente que os cristãos compreendam o propósito de Deus para suas vidas. Cristo anseia por construir um povo para Seu Nome e nós podemos fazer parte dessa história. Cristo veio ao mundo e deixou explícita a universalidade de sua obra de salvação. Os Discípulos entenderam o chamado e começaram o movimento de pregação do evangelho. 2000 anos depois, esse evangelho ainda precisa ser anunciado, e a alegria é nossa de poder glorificar a Deus sendo Seus instrumentos para construção de um Povo para honra e glória do Nome Dele.

       “Jesus Cristo é o foco consciente da fé salvadora. Não há meio de as pessoas serem salvas, senão por intermédio de sua obra expiatória. É preciso que as pessoas ouçam a mensagem do evangelho e creiam em Jesus para que sejam salvas. Nesse contexto, a igreja possui a função de pregar o evangelho, de levar a mensagem de salvação às pessoas. Essa é uma grande responsabilidade, pois sabemos que não há como ser salvo sem ouvir o evangelho do Senhor Jesus Cristo.” Rev. Gildásio Reis

“Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas!” Rm 10:15


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!