“Raio de sol, maravilha...”

Por Luca Rédua


Ontem foi o Dia Internacional da Mulher e isso não poderia passar em branco. Dia que tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Mas a ideia de se fazer essa celebração veio antes. 

Há um mito que diz que, no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

A história foi desmentida por Vito Giannotti nesse texto, mas a mensagem continuou sendo muito boa. 

Bem no início da igreja primitiva, a participação feminina se fez novamente importante. Personagens como Lídia, Febe, Priscila, Junia, Evódia atestam a influência da mulher no desenvolvimento da história cristã. A identificação com o suposto dia 8 de março de 1857 é inevitável para um cristão, principalmente protestante. 

Música para se escolher é o que não falta. Algumas dezenas de Chico Buarque, outras de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, se expressam de maneira exemplar sobre o tema. Mas, nesse contexto cristão, se encaixa o virtuoso João Alexandre. O polêmico campineiro cristão, que brinca entre o Jazz, a MPB e diversos ritmos brasileiros, é conhecido não só por harmonias e arranjos complexos, mas pelo talento como poeta.

A música “Raio de Sol”, faixa cinco do álbum Família, de 2005, é a minha favorita de todas as músicas românticas do artista. Aliás, este fez uma coletânea só com música deste tema em 2009, álbum chamado Sobre O Amor.


Raio de Sol

Teus olhos são como a luz da lua
 E a Tua voz como o som do mar
O Teu silêncio é o meu refúgio
E o meu conselho pra caminhar.

No Teu abraço renasce o sonho
 No Teu carinho desfaço a dor
 Por mais que eu tente viver a vida
Não tem mais jeito sem Teu amor.

Raio de sol, maravilha
Meu bem querer, minha flor
Minha mulher, minha doce amiga
Presente de Deus e do Seu amor.

Bem mais que a dor, muito mais que o riso
Bem mais que o bem, muito além do mal
O nosso amor é maior ainda
 É compromisso, é imortal.

Não há ninguém que tão bem me faça
Não haverá, nunca houve igual
Você mulher, minha jóia rara
 É um sonho bom que se fez real.


E a todas as mulheres, meus parabéns. Agradeço a Deus por dar graça ao mundo através de vocês. 


“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.” (Provérbios 31:10)

Para escutar a música:

Fontes:

Um comentário:

  1. João Alexandre é demais... (8)
    Boa música mesmo.

    Obrigada pela singela homenagem a nós ^^'

    Abração!

    ResponderExcluir

Comente!