Fé ou Razão?



Infelizmente, muitos cristãos têm sido levados a exercer uma fé, sem sentido e razão. Ao escutar certas mensagens tenho a sensação de que é impossível aliar fé á razão. É como se as duas (fé e razão) estivessem em constante luta.

Já escutei várias vezes que se não tivesse fé, não estaria agradando a Deus, e o que o fato de questionar algo que me era apresentado já era em si falta de fé. Isso é revoltante.

“Fé não é aceitar sem prova, mas confiar sem reserva.”


Acredito que os grandes erros que temos visto hoje em dia é causado pela preguiça que as pessoas têm de pensar. Tudo que é falado por uns, é aceito pela massa como verdade universal e ponto final. Quem discorda disso é cético.

Minha fé em Deus não me impede de exercer minha razão. Nem minha razão me impede de exercer minha fé. Ter fé em Deus não é aceitar tudo que é falado como veredicto final. Ter fé é confiar em Deus com todo o nosso ser. Isso inclui a razão. Fé sem razão é fanatismo religioso.

Não podemos permitir que a razão nos impeça de crer no sobrenatural, naquilo que a mente humana não pode entender. Mas também não podemos ser guiados por emoção e por uma fé louca, sem base lógica.

“Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.” 1 Coríntios 14:15
Cabe a nós, cristãos, a busca pela verdade. Nós fomos chamados para a liberdade. Que haja em cada um de nós equilíbrio para unir em nossa vida fé e razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!