Espera

Por Eric Leuthier



Certa vez, conversava com uma amiga minha na universidade sobre alguns problemas que nós dois estávamos enfrentando, inclusive problemas da mesma área das nossas vidas. Conversa vai, conversa vem, acabamos falando sobre como é a sensação de descansar e, mais especificamente, como é esperar em Deus.
“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” Isaías 40.28-31
Não sei se você também acha isso, mas geralmente quando falamos sobre esperar em Deus, associamos isso a uma virtude difícil, algo penoso. Costumeiramente, dizemos que é difícil esperar em Deus; isso porque, muitas vezes, não estamos aptos a esperar de fato o tempo dEle, e não só o tempo, mas também o modo como Ele fará as coisas. Certa vez eu li que, quando entregamos nossa vida completamente a Deus, corremos o risco de que Deus aja da maneira que não esperamos/queremos.
O que a palavra diz sobre esperar em Deus é que, enquanto esperamos, nossas forças são renovadas. Repare que aqueles que esperam no Senhor é que têm suas forças renovadas, ou seja, esperar em Deus não deveria (e não deve) ser algo cansativo, frustrante ou até mesmo entediante. Enquanto você espera, é o Senhor que renova as forças. Acredito que o momento em que nós mais devemos nos sentir fortes é enquanto esperamos no Senhor, afinal, quem melhor pra cuidar da nossa vida além dEle?
“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” Salmos 42.5-6
Perceba que, no Salmo acima, o ato de esperar em Deus é contrário ao sentimento de abatimento da alma. Davi questiona a tristeza em sua alma e põe como solução para isso esperar no Senhor, certo de que ainda O louvaria.
Vamos colocar nossa esperança em Deus, confiar nEle e, assim, descansar. Deus nos guie.
“Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.” Isaías 64.4

Um comentário:

  1. Muitos de nós camuflamos ter essa paciência. Saber esperar em Deus é uma virtude. E para tê-la é preciso aprender a confiar em Deus. ;)

    ResponderExcluir

Comente!