Férias diferentes, Feitos Eternos - Parte III: Afinal de contas, porque eu iria?

Por Julyana Carvalho

Na última postagem falei sobre sete razões para encorajá-lo a trocar as suas férias habituais por feitos eternos. Então, vamos conferir as sete razões restantes?! 



  • 1. Você percebe que é capaz, supera seus limites e vive experiências totalmente diferentes. 

Muitas pessoas chegam a projetos missionários e devido às condições do local e à dureza do trabalho pensam: “Eu não vou agüentar isso aqui”.
Bem, tenho algo animador a te falar: Para a maioria das pessoas que conheci, um projeto missionário foi uma verdadeira superação. Digo por mim mesma, que muitas vezes cheguei a pensar que não conseguiria até o final em função da saudade da família, do cansaço (que é grande, não vou enganá-lo. Projetos missionários não são acampamentos!) e do desânimo que muitas vezes bate à porta.
Contudo, a Bíblia é clara ao dizer que somos capazes e capacitados, e em tudo, mais que vencedores. Se você acha que não consegue caminhar muito, subir ladeiras, limpar banheiro, levar jeito com crianças e conviver com pessoas estranhas, parabéns! – está dentro do perfil da maioria dos voluntários... E prestes a ser surpreendido. :)

  • 2. Projetos missionários são grandes oportunidades para o desenvolvimento de DONS e TALENTOS. Você terá oportunidade, e poderá descobrir habilidades até então escondidas.

Esse é um fator M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. :D

Geralmente, em um projeto missionário tudo precisa ser feito. Você é o voluntário. Logo, TUDO deverá ser feito por você. Esse tudo vai de pregar, dar um estudo bíblico, cantar, tocar, fazer teatro, até cozinhar, lavar roupa, fazer curativos, limpar banheiros e seja lá o que for.

Muitas pessoas não têm oportunidade em suas igrejas locais. Gostam de falar, por exemplo, mas nunca lhes é permitido pregar. Gostam de cantar, mas nunca cantam. São extremamente tímidos e travados, mas como em um projeto missionário é necessário fazer, fazem. Assim, perdem a timidez e descobrem que muitas coisas não são tão difíceis como se pensava, e em muitos casos, descobrem que são habilidosas para algo que nunca tinham feito antes.
Nessas minhas andanças já fiz tanta coisa...! Descobri por exemplo, que ainda quero fazer um curso de enfermagem, tornou-se um grande desejo. Eu que era a rainha da timidez, hoje falo pelos cotovelos encima de um púlpito. Descobri que amo dar um estudo bíblico. Que diferente do que eu pensava, praticar esportes é muito divertido. Que sei me controlar em uma convivência em grupo. Que não sou fresca, e que em projetos, adorei fazer tudo o que em minha igreja eu nunca havia feito.
Desse modo, ouse! Nunca saberá como é fazer alguma coisa ou se você é bom em algo se nunca se permitir. =/ 

  • 3. Projetos missionários são excelentes oportunidades para fazer amigos verdadeiros, que perdurem e abençoem sua vida.

Ahh, esse também é um dos pontos que eu mais gosto!

Quando converso com alguém não crente a respeito de amizades, com freqüência digo: “Podemos ter amigos para sair, para ir para a balada, para diversão. Será muito legal, mas ao chegarmos em casa nosso vazio e tristeza continuarão dentro de nós. É nessa hora que vemos a importância de amigos que nos abençoem”.

Como isso é real! E como encontrei em projetos missionários – e através deles – pessoas que marcaram a minha vida e têm me abençoado ao longo de minha caminhada. Jovens com os mesmos propósitos, com sonhos assim como os meus e os seus. Com o desejo de agradar ao Senhor. Não falo de simples companhias (porque a maioria está distante), mas de irmãos na fé. Busque construir amizades sólidas, pois vocês serão uma equipe e a unidade é indispensável. Lutarão juntos, sofrerão juntos, se alegrarão juntos. Serão uma família.
Algo muito importante: procure ser amigo de toda a equipe, não tenha preferências pessoais. Não forme “panelinhas”. 

  • 4. Sua noção de Deus é ampliada. Porém mais ainda, noção de diabo, opressão e ação maligna. Bem vindo à guerra, soldado.

Quando alguém pega algo meu que considero muito valioso sem me consultar eu fico irritada. Com o diabo ocorre ago parecido: Quando alguém resgata suas vidas perdidas ele não fica irritado. Ele fica irado, enfurecido, cheio de ódio.

E vem pra cima.

Assim, você se torna um soldado em meio à uma guerra - não contra a carne, mas contra o poder maligno. (Efésios 6.12)
Cuidado com discussões entre a equipe, com o coração enchendo-se de mágoa ou até mesmo raiva por determinada coisa. Cuidado com a murmuração. Cuidado com a preguiça. Cada vez que alguma dessas coisas assolarem o seu coração, lembre-se que você pode estar dando lugar à ação maligna, que geralmente, é muito sutil.
A apostila do Projeto Pés no Arado 20009 deu uma excelente recomendação: O inimigo vai querer produzir dificuldade de relacionamento entre o grupo. Não se esqueça de uma coisa muito importante: Caímos nas pequeninas coisas, porque para as grandes “sempre” estamos preparados. Não pense que o inimigo de imediato vai mandar um “problemão” para você. Por isso é importante que você esteja atento a tudo que pode comprometer o Projeto Missionário.

  • 5. Você conhece novos lugares, novas culturas, novas formas de pensar, novas concepções, novas necessidades. 
Esse é um ponto muito interessante. Para mim, a diversidade é uma excelente prova da criatividade e grandeza de Deus. Dependendo do lugar para onde você for, conhecerá formas de pensar, cultura e concepções do povo local que poderão ser totalmente diferentes das suas. Não somente no local, mas dentro de sua própria equipe; que poderá ter uma gaúcha trabalhando com um mineiro, uma manaura, dois capixabas e um brasiliense. Essa equipe não surgiu da minha cabeça, foi minha equipe do Pés no Arado 2009. Quanta diversidade! 

É uma mistura de gírias, de expressões, de sotaques, de história e conhecimentos regionais diversos... Muito gostoso! Excelente para quebrar preconceitos.

  • 6. Você alegra o coração de Deus e cumpre sua ordenança de forma efetiva e prática. Você obedece ao Senhor... E é abençoado. 
Quando consigo realizar grandes feitos penso em meus pais, em como ficarão orgulhosos, felizes comigo e por mim. Penso em seus rostinhos sorrindo de alegria e satisfação. Essa cena enche meu coração de alegria! 

Deus age da mesma forma. Como um pai, olha para nós, sorri e diz: “Esse é o meu filho amado, que me dá muita alegria”. “Essa é minha filha amada que ouviu a minha voz, o pulsar do meu coração”. “Esses são meus filhos queridos que se importam com o que eu me importo”. – EU VOU ABENÇOÁ-LOS.

Filhos obedientes, que alegram o coração de seus pais são recompensados por seus feitos. Da mesma forma, para aqueles que se importam com o que Deus se importa está reservado também, um galardão.
  • 7. Testemunhar de Cristo em qualquer lugar será algo natural.

Quando você perceber, não somente quando estiver em um Projeto Missionário, mas em seu dia a dia, seu testemunhar de Cristo em lugares comuns como uma padaria, um metrô ou um supermercado será mais fácil e natural. Você pode se pegar olhando para alguém que está fazendo compras e se perguntar: “Essa pessoa é salva”? ’’, ou se ver orando por um desconhecido que passou na rua, ou pode sentir uma vontade absurda de puxar papo com alguém na fila do banco – muitas vezes nem para entrar no assunto Jesus, mas simplesmente por sentir um interesse genuíno por essa pessoa que você não conhece, somente pelo fato de compreender que aquela pessoa tem grande valor.


Poderia eu listar muitas outras coisas, mas creio que esses são os pontos principais que podem encorajá-lo a participar de um projeto missionário.

Sua vida pode mudar, e você poderá não ser mais o mesmo, porém, repito: Tudo dependerá de você, da sua intenção.
Ainda que depois de uma experiência assim você não tenha desenvolvido nenhum chamado específico, deixou de ser um cristão sem conhecimento da realidade, urgência e importância das vidas que estão sem Deus.


Agora podemos voltar à foto inicial. A sua vida aqui na Terra pode ser muito frutífera para Deus - aliás, esse é um dos propósitos para o qual você foi criado.

Aqueles solos podem ser comparados às nossas vidas: elas podem ser bem utilizadas, ou não. Podem ser frutíferas, ou não. Podem gerar outras vidas, ou não. A ordenança é para todo aquele que tem a Cristo, mas ainda assim, é uma ESCOLHA.


Caso as razões apresentadas tenham motivado seu coração a fazer parte da grande missão para qual Deus nos chamou, na próxima postagem darei sugestão de excelentes projetos e Instituições que prezam por Missões – e dos quais você pode participar! 


Férias diferentes, feitos eternos. Novamente, este convite é exatamente para você. ;)

Confira as partes I e II!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!