Permanecer

Por Noemi Cristina



“Agora cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.

E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.

 Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.

 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?

 Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;

E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.

Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.” 
Isaías 5:1-7


Isaías descreve a história de uma Vinha ingrata. Tão bem cuidada, mas extremamente improdutiva. Esperava-se muito e colheu-se tão pouco, ou ainda nada. A história se repete quando Cristo conta a parábola da figueira. Havia a planta, havia o esforço de seu cuidador, mas não havia fruto.

 Outra passagem que remete à analogia de uma videira encontra-se em João 15:1-12. Onde Cristo declara explicitamente Seu papel, e quem Ele era, comparando-se à Videira Verdadeira:

 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.” João 15:1-4.
Uma das grandes lições que aprendemos ao ler as palavras de Jesus é que para que um ramo da videira dê fruto é preciso permanecer. E permanecer é definitivo. Permanecer é estar firme. Permanecer é o que garante o fruto, a nutrição, a sobrevivência do ramo. Sendo assim, o que esse e muitos outros textos e passagens da Bíblia nos ensinam sobre essa necessidade de permanência? Podemos destacar 3 pontos principais:

1.       É preciso permanecer na fé.

Situações desagradáveis, testes e provações são comuns na vida de todos. Onde conseguir forças suficientes para sobreviver sem hesitar?
Em Atos 14:22 encontramos Paulo e Barnabé instruindo e exortando os cristãos em Listra, Icônio e Antioquia a permanecerem na fé, independente das circunstância. Se voltarmos alguns versículos, veremos que Paulo havia sofrido um ataque por parte dos Judeus e de uma multidão. Apedrejaram Paulo e o deram como morto. Paulo havia sido fisicamente penalizado por seus esforços evangelísticos, e agora ensinava sobre permanecer na fé? Exatamente. Paulo não ministrava sobre um assunto que ele desconhecia, ele sabia muito bem o que significava permanecer firme na fé por mais diversas que fossem as circunstâncias.
Em 1Pedro 3:15 encontramos outro versículo que comprova a necessidade de permanecermos Naquilo no que acreditamos. “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedira razão da esperança que há em vós.” 1Pe 3:15. Precisamos não somente estar preparados para enfrentar as tribulações, mas para responder as indagações que questionarem a razão da nossa esperança.
É preciso buscar forças na fé que temos. Em que acreditamos? Em QUEM acreditamos? “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” Hb 11:1. Nossa permanência na fé precisa ser definitiva se esperamos que nossas vidas frutifiquem fruto para a glória de Deus!
2.       É preciso permanecer em amor.

 O segundo ponto a se considerar, é a necessidade de permanência em amor. A Igreja precisa permanecer em amor e cada cristão precisa permanecer em amor. Jesus em João 15:9 diz claramente que “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor”. Esse convite vai além do que imaginamos. Jesus não nos convida a permanecer num amor qualquer. Ele está nos convidando a permanecer num amor de Pai e Filho, que foi capaz de suportas todas as barreiras e vencer a morte para nos manter conectados.
O Amor move todas as coisas. Deus nos amou. O Criador do universo escolheu nos amar e Se sacrificar em defesa de Seus amados que estavam perdidos e denegridos em seus pecados. É nesse amor imutável, e incondicional que devemos nos manter continuamente, definitivamente. Quando se ama, o coração arde para encontrar a pessoa amada, os sentimentos se misturam e cada minuto, cada segundo é mais do que importante e precisa ser gasto da melhor maneira possível. Nós somos chamados a amar. Nós somos chamados a amar Aquele que nos amou primeiro. Somos chamados a amar o Autor da nossa fé.

3.       É preciso permanecer em ação.

O terceiro ponto a se considerar, é a necessidade que permanecermos em ação. A fé é a base, o fundamento de nossas vidas. O amor nutre nossa permanência. O fundamento da lei é amar a Deus, mas o cumprimento da lei é amar o próximo. E as ações e reações que consequentemente acompanham nossa fé e o amor precisam ser algo no qual também permanecemos definitivamente.
O problema da videira de Isaías e da figueira da parábola de Jesus é a falta de frutos. Pedro nos exorta a estarmos sempre alertas, nos dedicando à oração, amando sinceramente uns aos outros, exercendo os nossos dons, servindo, pregando, AGINDO! (1Pe 4:1-11). Cristãos que frutificam não podem apenas receber a benção para si. Cristãos que frutificam são cristãos que acreditam, amam e agem em prol da glória de Deus.

Quando Cristo se declara sabiamente como a Videira Verdadeira, Ele finaliza dizendo: “Tenho dito essas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” Jo 15:11. Jesus sabia da necessidade de permanecermos na fé, no amor e em ações. Ele sabia que para darmos frutos e glorificarmos a Deus, precisávamos acreditar e amar como Ele amou.
Se permanecermos Nele, a alegria Dele estará em nós, e nós, teremos a alegria completa e definitiva nas nossas vidas. Como é poderoso saber que nosso alicerce está preparado e se firmes permanecermos Nele nossa alegria será completa! O que pode haver de tão bom, e tão grandioso do que poder glorificar a Deus?

2 comentários:

  1. Belo texto. Permanecer fiel e m espírito de oração é preciso. Permanecer em amor realmente é preciso. Adorei <3 Muita luz, alegria e sucesso para ti, Paz ;)

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente!